7 técnicas infalíveis

7 Técnicas de abordagem de vendas

Como dito anteriormente, não existe uma “receita mágica” para a realização de vendas, mas sim técnicas de abordagem ao cliente que podem ampliar se. Separamos 7 dicas técnicas de abordagem de vendas que acreditamos ser infalíveis nesse processo:

 

  1. Conheça a si mesmo

O processo de vendas deve ser natural. O vendedor deve utilizar suas características positivas e autoconhecimento para conquistar o cliente sem parecer forçado.

 

É claro que existem padrões a serem seguidos – estar sempre com um sorriso no rosto, por exemplo, – mas o vendedor deve estar confortável e confiante com o que está vendendo. Essa segurança é transmitida para o cliente de acordo com a postura e modo de falar. Saiba quais são seus pontos fortes e use-os a seu favor.

 

  1. Adapte e personalize o atendimento de acordo com cada cliente

A personalização é necessária para garantir o sucesso. A empresa atenderá clientes das mais diferentes formações, cargos, idades, entre outros. O vendedor deve respeitar e identificar essas peculiaridades. A partir de então, precisa saber como fazer uma abordagem de vendas que atenda a cada perfil.

 

Adaptar a linguagem – mais formal, técnica ou coloquial, por exemplo – a forma de aproximação e gestos demonstram esse conhecimento. A informação do produto/serviço deve ser bem explicada, mas muda-se a forma como ela é passada para cada cliente.

 

  1. Se interesse pelo cliente

As pessoas estão mais dispostas a fazer negócios com quem conhecem e confiam. Para isso, crie esse vínculo, mesmo que a negociação tenha curta duração. Converse com o comprador como se fosse um amigo, mas sem forçar intimidade. Demonstre estar preocupado com a satisfação dele, e não com a venda em si.

 

Ao se apresentar, já diga seu nome e se coloque à disposição para possíveis dúvidas. Entenda o motivo do cliente estar interessado no seu produto ou serviço e ofereça opções que acredita atenderam a necessidade deste cliente.

 

IMPORTANTE: Não foque no valor do investimento, mas sim na melhor solução. É preferível ter um cliente fiel, que faça bons negócios periódicos, do que um cliente que faça uma compra de valor alto, mas saia insatisfeito ou sentindo-se enganado.

 

  1. Não sufoque o cliente

Entre as técnicas de abordagem ao cliente mais importantes está a ideia de que para ser um bom vendedor não significa falar demais ou ficar “em cima” do prospect, durante todo o período da compra. Dê espaço. Seja educado, prestativo e esteja à disposição, mas evite contato físico ou o excesso de intimidade forçada.

 

O vendedor deve ouvir mais. Escute o que o cliente tem a dizer – assim, será mais fácil fazer as perguntas certas na hora certa.

 

  1. Esteja em sintonia

Outra técnica de abordagem de vendas é estar em sintonia com o que é vendido. Se existe a possibilidade, use produtos da sua loja na hora da venda. A linguagem também é importante: seja positivo e evite utilizar a palavra “não” na hora de cumprimentar o cliente.

 

Ao invés de “pois não?”, comece o diálogo com “Bom dia, tarde ou noite”. Como posso ajudar?”.

 

  1. Faça perguntas abertas

Perguntas que começam com “o que”, “quando”, “como”, “por que”, “quem”, “quantos” e “qual” oferecem a oportunidade de iniciar um diálogo. Aproveite essa dica de abordagem de vendas para fazer perguntas criativas ao seu cliente.

 

  1. Ofereça soluções sem desperdiçar o tempo do cliente

Uma técnica de abordagem de vendas clássica é iniciar a conversa apresentando qual o diferencial da sua empresa.  Por que investir no seu produto ou serviço é a melhor opção? Para responder essas questões, o vendedor precisa ter um conhecimento profundo da sua empresa e das necessidades do cliente.

 

É importante citar as informações básicas do produto, mas o foco deve ser nos diferenciais oferecidos – seja no próprio produto, na forma de pagamento, no atendimento pós-vendas. Essas são algumas das dicas de argumentação para vendas . Não desperdice o tempo do seu cliente dizendo o que ele já sabe.

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